quinta-feira, 27 de maio de 2010

Preserve o Meio Ambiente!





Todos nós já vimos na Tv, nas revistas, nos outdoors, vários anúncios publicitários falando para todos nós preservar o ambiente em que vivemos. Mas, você já parou para pensar em como preservar o meio ambiente? E como a preservação do meio ambiente é importante para o mundo?


"...Trabalhar com projetos de aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas, experiências concretas, podendo estas chegar a uma mostra científico-cultural, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade de colocar a população frente aos problemas e às necessidades do mundo, de forma geral. Muito se tem falado de preservação do meio ambiente, mas não se criou ainda a consciência de que o planeta está precisando urgentemente dos nossos cuidados.
As decisões acerca dos problemas estão caminhando de forma burocrática, ficando somente no papel, sem tomadas de decisões de preservação mais sérias, tanto por parte da população como por parte dos governantes. Para exemplificar, basta perguntar em quantas capitais brasileiras se faz a coleta seletiva do lixo? Se a população não faz a seleta coletiva em suas casas, porque as escolas devem ter latas apropriadas para a mesma? Fora do contexto escolar o aluno deve esquecer seus
conhecimentos, as necessidades do mundo, porque na sua própria casa não se separa o lixo? As escolas são obrigadas a trabalhar com temas que não existem fora da sala de aula fazendo com que a educação de qualidade perca seus principais objetivos de formação.
É bom lembrar aqui o tempo que a natureza leva para extinguir alguns dos principais lixos que recebe. Papel, de três a seis meses; tecido, de seis meses a um ano; filtro de cigarro, cinco anos; chiclete, cinco anos; madeira pintada, treze anos; nylon, mais de trinta anos; plástico, mais de cem anos; metal, mais de cem anos; borracha, tempo indeterminado e vidro, um milhão de anos.
O descaso do governo: falta de projetos consistentes de coleta de lixo
O principal nesse momento são as tomadas de atitude, ainda que de forma individual, na esperança de que sirvam de exemplo para as gerações mais novas. E quem sabe, conseguirmos fazer com que a população acorde para a gravidade da problemática. Uma boa atitude de preservação é a diminuição do lixo descartável, devemos mudar nossos hábitos urgentemente.
O próprio governo deveria criar projetos mais consistentes, tanto da coleta do lixo, como para se trabalhar com reciclagem, proibindo o comércio de fabricar saquinhos plásticos, daqueles de supermercado, obrigando-os a embalar os produtos em sacos de papel, ou ainda em sacolas transparentes, para que essas possam ser recicladas depois.
Se pararmos de utilizar copos de plástico e juntarmos as garrafas pet (Politereftalato de Etila) conseguiremos ajudar muito o planeta.
Outra atitude simples e importante é a de não jogar lixo nas ruas, tocos de cigarro, papéis de bala, latas de bebidas, chicletes, dentre outras.
Aos poucos, iremos construindo uma consciência de preservação com aqueles que fazem parte do nosso convívio, mostrando-lhes que é simples preservar, basta querer e acreditar que um simples gesto fará a grande diferença. Basta você querer. E a natureza agradecerá, com certeza."


Por Jussara de Barros, graduada em Pedagogia (equipe Brasil Escola).




Nenhum comentário:

Postar um comentário